Cãoterapeutas auxiliam pacientes do Husm há 5 anos

Arianne Lima

Cãoterapeutas auxiliam pacientes do Husm há 5 anos
Fotos: Eduardo Ramos (Diário)

Com registros, relatos e inúmeros benefícios para a saúde mental, o projeto de Cinoterapia completou cinco anos no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). A celebração ocorreu na manhã desta terça-feira (13), no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Na oportunidade, profissionais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Corpo de Bombeiros de Santa Maria e do Husm refletiram sobre a caminhada trilhada em um projeto voltado ao acolhimento.

Projeto

Desde dezembro de 2017, a cinoterapia – uma prática assistida por animais – é ofertada para pacientes da Unidade Paulo Guedes. Durante os dois primeiros anos, a equipe liderada pelo 2º Sargento Alex Sandro Teixeira Brum promoveu atividades de interação ao ar livre entre os pacientes e os cães do Corpo de Bombeiros, uma vez por semana, no pátio da unidade. Em 2020 e 2021, as ações foram suspensas por conta da pandemia de Covid-19, sendo retomadas em abril deste ano.

No contexto dos cuidados com a saúde mental, o chefe da unidade hospitalar no Husm, Sidney Marques, destacou a importância da iniciativa:

– Nós conseguimos trabalhar com o paciente através do cãorapeuta e tivemos uma melhora na ressocialização, na qualidade de vida, às vezes, diminuição ou controle do quadro de ansiedade, assim como menor tempo de internação na Unidade Paulo Guedes. Então, os benefícios são muitos.

Fundada em maio de 1974, a Unidade Paulo Guedes conta com 30 leitos divididos entre alas feminina e masculina. Com equipe formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem, residentes e assistente social, o hospital recebe pacientes encaminhados de 45 municípios, pelo sistema de Gerenciamento de Internações Hospitalares (Gerint).

Reconhecimento

Além da troca de conhecimentos e perspectivas, os cinco anos do projeto foram celebrados com bolo na presença da Kira, que é um dos cães do Corpo de Bombeiros que participa da iniciativa. Conforme o comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM) de Santa Maria, o tenente-coronel José Carlos Sallet de Almeida e Silva, o aprendIzado proporcionado pelas atividades nos últimos anos tem sido recompensador para os profissionais.

– É gratificante, porque estamos acostumados a atividades de salvamento e busca de pessoas perdidas. Aqui, conseguimos ver o nosso trabalho com os cães auxiliar no tratamento de pessoas. Isso nos enche de orgulho – afirma.

Já a professora e líder do Grupo de Pesquisa Cuidado em Saúde Mental e Formação em Saúde da UFSM, Daiana Foggiato, descreve a iniciativa como um grande avanço na área de saúde mental, sendo importante registrar os benefícios obtidos até o momento:

– Nossa expectativa é comprovar cientificamente e fazer uma coleta de dados sobre as práticas. Também expandir para outras unidades de saúde mental aqui no município com as quais já tivemos um contato e também, para outras unidades do hospital, se assim for necessário – comenta.

Relatos

Durante o evento pela manhã, os profissionais do Husm e do Corpo de Bombeiros de Santa Maria falaram como tem sido a experiência nestes cinco anos. Relatos dos pacientes também foram apresentados. Veja alguns deles:

“É ótimo, melhor que ótimo. Eles são tudo na vida da gente. Eles dão carinho, amor, respeito e muito mais. Tudo de bom eles nos dão. Estou muito feliz. Nem sei explicar. Gosto muito dos bichinhos e estou gostando muito do Guapo e da Kira”.

Paciente feminina, 67 anos

“A Kira é bem bonita. Eu gostei de fazer carinho, porque ela é bem mansinha e me deixa feliz. Bem feliz mesmo. Ela me acalma”.

Paciente masculino, 22 anos

Para celebrar com os pacientes, uma atividade de cinoterapia com o Guapo e a Kira foi promovida na tarde desta terça-feira (13). Veja as fotos:

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

85 famílias da Nova Santa Marta serão contemplados em regularização fundiária Anterior

85 famílias da Nova Santa Marta serão contemplados em regularização fundiária

Com 10 vitórias políticas, Valdeci Oliveira ocupará o cargo de governador interino do RS Próximo

Com 10 vitórias políticas, Valdeci Oliveira ocupará o cargo de governador interino do RS

Geral